top of page

Criando linhas editoriais

Atualizado: 4 de fev. de 2022

Criar conteúdo para marcas não é uma tarefa simples. Mas, existem mecanismos e ferramentas que utilizamos que trazem mais facilidade e agilidade para o nosso dia a dia. Bora conversar sobre Linhas editoriais para marcas?


Aqui, nós vamos conversar sobre como definir o que falar e onde falar, ok?


O que falar sobre a minha marca


O universo de uma marca deve ir além dos produtos que ela oferece. Ou seja, quando definimos pautas que uma marca pode utilizar, seja em redes sociais, email etc, não nos fechamos apenas nos produtos.


O que nós usamos aqui no Bora para definir essas pautas são os atributos da marca. Atributos de marca são elementos essenciais para uma empresa que passam pela marca, pelos produtos e são percebidos pelo consumidor. São os pilares necessários para a existência de uma empresa. Aqui no Bora Conversar nós utilizamos de 4 a 5 atributos para cada marca.


Esses atributos são o nosso guia para todas as decisões, inclusive de pautas de conteúdo. Então com a definição dos atributos da marca, podemos criar o que chamamos de linhas editoriais. Um conceito que pegamos emprestado do mundo do jornalismo, onde já estamos acostumados a ver uma revista e ela ser dividida por linhas editoriais, nós trazemos para a marca como uma maneira de facilitar as decisões de conteúdo.




Então vamos lá!


As linhas editoriais de uma marca, respeitam e reforçam os atributos da marca. Se um dos meus atributos é diversão, um posso criar uma linha editorial para reforçar como é importante o elemento diversão para essa empresa.


Partindo desse exemplo podemos criar uma linha editorial que é " bastidores divertidos" onde eu mostro como os meus colaboradores se divertem durante o expediente de trabalho.


Agora vamos pensar nos formatos que essa linha editorial pode se desdobrar.


No instagram é possível que a cada semana um colaborador diferente, "toma conta" do instagram da empresa e mostra "flagras" dos colaboradores se divertindo. Apesar de ser um ótimo formato e abordagem, ele sozinho não é suficiente, pois como já sabemos um story some depois de 24h. Não podemos deixar que um atributo de marca desapareça desse jeito.


Então montamos um vídeo com rápidas entrevistas de colaboradores contando sobre histórias diversas que já viveram na empresa. Esse vídeo fica no IGTV e pode ser acessado a qualquer momento.


No Pinterest é criada uma pasta da linha editorial que mostra referências e inspirações de como deixar a sua mesa de trabalho mais divertida.


Existem inúmeras possibilidades de criação de linhas editoriais, que reflitam os atributos da sua marca. Quer continuar essa conversa com a gente ou precisa de ajuda? Nós do Bora Conversar podemos te ajudar. Entre em contato conosco.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page