top of page

Sessão de marca

Sessão de marca é uma reunião entre a liderança de uma empresa com o profissional responsável por traçar a estratégia de branding.


Uma sessão de marca pode tratar sobre diversos assuntos, sempre com o objetivo de extrair do cliente informações relevantes que serão utilizadas para atingir o objetivo do projeto.



Aqui no Bora Conversar utilizamos conversas em todo o processo para todas as soluções que oferecemos aos nossos clientes. E sessão de marca é um momento muito importante por se tratar de uma reunião de alta relevância para identificar aspectos para além de dados superficiais.


Por exemplo, o cliente pode ter clareza de qual é o público que busca atingir, mas e qual é o comportamento desse público? Quais histórias que ele pode compartilhar sobre essa relação empresa x cliente. E essa riqueza de informações não é possível extrair com o preenchimento de um formulário.


Por isso, durante uma sessão de marca, criamos um roteiro personalizado de condução de conversas e exercícios que provoquem discussões e reflexões sobre o negócio, a marca, público e objetivos que o cliente busca atingir.


E a gente precisa lembrar de uma frase do Marty Neumeier:

"Marca é a intuição, de uma pessoa sobre um produto, um serviço ou uma empresa."

Intuição não é gerada e reconhecida apenas com respostas de um formulário. A maneira como a liderança se refere a marca, as emoções envolvidas na história de construção da empresa, tudo isso conta na construção de uma estratégia de branding assertiva.


Quais temas podem ser abordados em uma sessão de marca?


Qualquer tema pertinente ao problema que o cliente busca solucionar pode ser visto em uma sessão de marca. Mas existem tópicos básicos que são os mais abordados:

  • Púbico

  • Essência de marca

  • Personalidade de marca

  • Arquétipo

  • Legado

  • Cultura

  • Mercado

E, a partir desses temas são construídos os roteiros de perguntas e exercícios que serão conduzidos por nós para que tenhamos as informações mais relevantes para a criação da estratégia da marca.


Tempo de duração


Tudo depende da quantidade de temáticas que serão abordadas durante a sessão. Aqui no Bora Conversar preferimos dividir cada sessão em uma temática diferente, ao invés de conversar sobre todos os assuntos em um único dia. Com isso, as nossas sessões de marca duram em média 2h - mas isso pode variar de acordo com o cliente e as necessidades do projeto.


Preparação para uma sessão de marca


Aqui no Bora Conversar nós acreditamos que cada sessão de marca é única e precisa ser criado um roteiro focado na realidade do cliente. Por isso, é necessário que seja feita uma preparação com informações básicas sobre o cliente e sobre os participantes da reunião para que a experiência seja a melhor possível.


Essas informações normalmente são: qual o momento que a marca está em relação ao branding? Quais os conhecimentos e experiências que eles tiveram sobre o tema e se já está claro qual o objetivo e expectativa do cliente para o projeto.


Seja presencialmente ou online, a estrutura é bem parecida. Serão conduzidas perguntas de descoberta como motivação de criação da marca e exercícios que estejam ligados ao objetivo do projeto. Por exemplo, se o projeto é sobre entender melhor o arquétipo da marca e a gestão do significado, serão conduzidos exercícios que enfatizem o arquétipo da marca, entendendo seus objetivos, medos e desafios.


Dicas para quem vai conduzir uma sessão de marca ou se você é cliente e irá participar de uma:


Se você vai conduzir uma sessão de marca…


É importante que o cliente sinta-se confortável e seguro para compartilhar todas as informações necessárias que serão conduzidas pelo profissional de estratégia. Isso significa ter um ambiente, seja online ou presencial, tranquilo e com foco total na reunião.


Cada informação, palavra e reação importa muito nesse momento. Então verifique a agenda do seu cliente com antecedência para que a sessão de marca não seja feita com pressa.


Lembre-se de que a condução é de sua responsabilidade, o foco, a jornada e a extração das melhores informações estão em suas mãos. Esteja presente, ouvindo a absorvendo tudo, sem deixar de ter em mente o próximo passo.


É muito importante que a liderança esteja na mesma página do que você quanto ao investimento em branding. A Alina Wheeler em Design de Identidade de Marca, fala sobre como é importante que o CEO esteja presente em momentos de tomada de decisão.


“ Os decisores finais, independentemente do tamanho da organização, devem incluir o CEO.”

E reforça dizendo que um dos fatores cruciais para o sucesso é que a iniciativa tenha apoio do CEO.


Ou seja, projetos de branding precisam ser apoiados pela liderança e exigem que ela participe do processo, para que o resultado gere valor.


Para os clientes…


Reserve tempo para uma sessão de marca. A qualidade dos resultados depende de um processo feito sem pressa ou tensão de que você terá uma próxima reunião logo em seguida.


Além disso, inclua em uma sessão de marca os decisores da marca e que entendem e respiram a sua empresa. Quanto mais foco, melhor.


Ambiente


E fechamos nossa conversa com o primeiro momento de uma sessão de marca. A ambientação da conversa, o mood. É de responsabilidade do profissional de estratégia de branding criar esse ambiente tranquilo e seguro para o cliente, como a gente citou lá em cima.


E para nós do Bora Conversar existem diversas estratégias que permitem que isso seja possível. Um exemplo são os nossos kits de sessão de marca, que contam com elementos pensados na atmosfera da marca e que poderão ser consumidos durante a reunião trazendo mais descontração e mostrando o cuidado e atenção que trazemos em cada ponto da experiência que proporcionamos.





Quer ter uma sessão de marca exclusiva para a sua empresa? Entre em contato com a gente que temos diversas soluções para a sua marca. Bora Conversar!

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page